Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on digg

7 passos para aprender a gostar de legumes e verduras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Para aprender a comer tudo e mudar hábitos alimentares, o mais importante é não se sobressair e saber que é preciso algum tempo até que o paladar mude e aceite novos alimentos como chuchu, squash, jilo e brócolis, por exemplo.

É essencial aprender a variar os alimentos e arriscar novos sabores, já que até mesmo alimentos aparentemente ruins como jilo e brócolis são ricos em nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Dicas para aprender a comer de todos são:

1. Persistir, não desista

Para poder degustar um alimento, pode ser necessário persistir pelo menos 10 15 vezes, para que o paladar habita e perca a aversão por alimentos. Mesmo que a pessoa não goste de comida nas primeiras vezes que ela mostra, ele não precisa excluir esse alimento da dieta. O conselheiro vai experimentar novamente depois de alguns dias.

2. Varie as receitas

Outra dica é variar a forma como o alimento é preparado, alterando o sabor e as combinações com condimentos e outros pratos que acompanham no prato, já que há mais possibilidades de se estabelecer e agradar o paladar. Por exemplo, se a pessoa não gostou do chuchu cozido, eles podem tentar pegar pedaços de chuchu quando ele faz carne de panela, por exemplo. Se você não gostou de beterraba crua na salada, você pode tentar comer a beterraba cozida e fria na salada ou cozinhá-la ao lado do feijão.

7 passos para aprender a gostar legumes e verduras

3. Comece com pequenas quantidades

Para experimentar novos alimentos ou tentar algo que você costuma desgostar, você deve começar tentando comer em pequenas quantidades. Colocar uma colher de beterraba ou de brócolis na chapa já é suficiente para os primeiros dias de tentativa, já que insistir com grandes quantidades pode aumentar ainda mais a rejeição. Outra boa dica é colocar um pouco do vegetal e bater no liquidiano com suco de laranja, por exemplo. Depois é só cotar e beber por baixo.

7 passos para aprender a gostar legumes e verduras

4. Misture com alimentos que você gosta

Misture um alimento ruim com outro bem é uma ótima dica para aprender a gostar do novo sabor. A saborosa refeição ajudará a modificar o sabor da preparação, aumentando a aceitação dos alimentos ruins. Por exemplo, se a pessoa não gosta de berinjela cozida porque encontra a consistência ímpar, ela pode tentar colocar algumas fatias de berinjela dentro de uma lasanha.

7 passos para aprender a gostar legumes e verduras

5. Fazer belos pratos

Preparando a comida com um bom olhar, estimula o desejo e a vontade de comer. Por isso, uma dica para melhorar a aparência dos pratos, é preparar alimentos coloridos, com detalhes no formato e adicionar molhos para aumentar o apetite. Por exemplo, se for difícil como saladas, você pode tentar preparar um prato com alface, tomate, cebola, rúcula e depois adicionar pedaços de fruta que a pessoa gosta, regando com um molho de sua preferência. Aos poucos, recomenda-se diminuir a quantidade de molho para diminuir as calorias do prato e se acostumar com o sabor dos verduras.

7 passos para aprender a gostar legumes e verduras

6. Coloque ervas aromáticas

Além de boa aparência, é importante tentar fazer os preparos com um bom cheiro, adicionando ervas e especiarias que aumentam o apetite, como limão, gengibre, curry, salsinha, chives ou coentro. O ideal é ter essas ervas em casa, para colher na hora, já que o aroma será ainda melhor. No entanto, se enquanto a pessoa estiver cozinhando, permanecendo com um odor muito forte, você deve tentar diminuir a quantidade que está usando, já que o que importa é o resultado final.

Veja quais são os benefícios das ervas aromáticas e como cultivá-las.

7 passos para aprender a gostar de legumes e verduras

7. Evite o excesso de alimentos doces e gordinhos

Alimentos doces e gordásicos são fáceis de saborizar e se tornam viciados no paladar, fazendo com que novos sabores sejam rejeitados. Por isso, deve-se evitar o consumo de refrigerantes, fast food e doces para que os alunos de paladar comam alimentos com sabores menos intensos.

É fácil fazer uma criança gostar de cookies e chips e pode parecer difícil fazê-lo comer frutas, legumes e verduras. No entanto, todas essas dicas podem ser usadas para ajudar as crianças a comer de forma saudável e nutrida, adepto do seu paladar.

7 passos para aprender a gostar legumes e verduras

No entanto, se mesmo depois de você persistir o suficiente, a comida continua a sair e fazer com que ela seja ruim durante a comida, pode-se investir em outras alimentos saudáveis que também são nutritivos, como o segredo de alimentação saudável está em variedade, e não apenas em um ou no outro produto.

Assista ao vídeo abaixo e veja dicas para fazer com que crianças e adultos comam o que não gostam e tenham um alimento variado.

Centenas e milhares de pessoas estão aproveitando. Receba ainda hoje nosso ebook grátis!

Comer bem

Se você está muito acima de seu peso ideal e

Essa dieta, além de te ajudar a emagrecer pra caramba,

Este é o segundo vídeo da série: “Como fazer e

Este é o primeiro vídeo de uma série, onde eu

Top dietas

Se você está muito acima de seu peso ideal e quer um resultado mais rápido

Leia mais »

Essa dieta, além de te ajudar a emagrecer pra caramba, vai te ajudar a controlar

Leia mais »

Este é o segundo vídeo da série: “Como fazer e manter uma dieta” eu vou

Leia mais »